terça-feira, 2 de setembro de 2008

Desenho feito a lápis de grafite: Olho


O cego na calçada
Era uma vez um cego sentado na calçada.
Essa calçada não era uma calçada qualquer.
Era em Paris!
Aos pés dele havia um boné vazio e uma tabuleta onde estava escrito:"Por favor, ajude-me, sou cego".
Um publicitário, da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné.
Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio.
Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Pela tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola.
Agora, o seu boné estava cheio de notas e moedas.
O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito ali.
O publicitário respondeu:
nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras".
Sorriu e continuou seu caminho.
O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia:
"É primavera em Paris, mas eu não posso vê-la"
.E essa frase tocou a alma dos que por ali passavam...
Roberta Jardim
(desenho baseado no texto e pela foto(1000 imagens) de Roberta Jardim )

42 comentários:

Anderson Meireles disse...

Linda história! Realmente emocionante e a perfeição do desenho me fez lembrar e agradecer por meus olhos,
abraços!

Carmello Café disse...

Cris, ambos colocamos olhos cinzentos em nosso blogs, só que o seu reflete o céu noturno e outros pensamentos...
Bela história que a Roberta Jardim te enviou, agradeço por a compartilhar conosco.
Um beijo, menina.

P.S.: Cadê os pães de queijo?!!! (rsrsrs)

João da Silva disse...

Cris, há alguns mestres, na internet, em combinar imagens e palavras. Você é está neste seleto grupo, e a meu ver é ge-ni-al.
Beijos carinhosos!

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Cris, bela história...Excelente desenho...
Beijo
Chana

Marcia Barbieri disse...

Simplesmente lindo Cris.Quando tiverdinheiroe publicarmeu livro,pedirei para ilustrá-lo.
Beijos

pianistaboxeador21 disse...

Cris,
Belos olhos,expressivos,bem retratados como poucos artistas sabem fazer. Parabéns.

Abraços e conserveo dom
Daniel

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá amiga! estou a voltar a pouco e pouco! :)
passei para ver as tuas novidades.
que bonito este desenho!!! amei!
bjinhos grandes :)

Sonia Facion disse...

Cris olá!
Belo texto, realmente uma frase pode mudar muitas coisas.
Minha filhota tbm gosta de desenhar olhos, por sinal muito bem desenhados.
Ela não é desenhista.

Bjks

Sonia

Multiolhares disse...

Já conhecia o texto, por vezes é necessário subtileza para tocar o ser humano,
Não deveria ser assim deveríamos ter essa sensibilidade ao olharmos quem passa ao nosso lado, mas os estímulos são necessários para sairmos da
Letargia , o teu desenho esta lindo como já nos habituaste

beijinhos

Nilson Barcelli disse...

O seu desenho está soberbo.

Gostei do texto também.

Beijinhos.

Alma Póetica disse...

Parabéns pelo desenho e sobretudo a história...
O que palavras ditas no fundo de uma alma não possa fazer para ajudar aquele que não pode ver a beleza das flores?
Visite tb
http;//flaviocircini.blogspot.com

mundo azul disse...

Desenho e texto, maravilhosos!

Beijos de luz e o meu carinho, Cris!

Fernando Rozano disse...

históri sensível, humana cujos olhos estão em harmonia no belo desenho que a tua sensibilidade criou. extraordinário post. beijo, Cris.

Cadinho RoCo disse...

Existem maneiras e maneiras de dizer a mesma coisa. Este seu olho grafite traz dimensão muito profunda do que de fato é enxergar.
Cadinho RoCo

Eu, sem clone disse...

Lindo Cris!
A propaganda é a alma do negócio mesmo.
Acabei de postar um conto. Você faria um desenho da mistura dos dois personagens?
beijinhos

daniel disse...

Cris

Sabes como aprecio o teu trabalho. O teu desenho mais uma vez é, intencionalmemte, bem conseguido.
Retrata-lo bem, com o belo texto de Roberta Jardim.
Adorei a simbiose!...
Beijos
Daniel

Cris disse...

Belo e comovente texto. Diante dessa imagem perfeita meu amor, relembro as palavras de um famoso filósofo e matemático francês; "...Os olhos são o intérprete do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem..."
Beijos carinhosos

Dry Neres disse...

Em palavras ou imagens, fantástica és..
Teu texto me emocionou.. me fez pensar mais nos olhos meus. Beeeeeeeeeeijo.

FERNANDA & POEMAS disse...

Olá querida Criz, belíximo texto e o desenho, simplesmente sublime...
Adoro o teu trabalho!
Beijinhos de carinho,
Fernandinha

Carla disse...

conhecia a história, mas o teu desenho adequa-se na perfeição ao texto
adoro os teus traços
beijos

beto melodia disse...

oi, cris.

tocante, comovente e sobretudo, inspiradora essa sua postagem.

minha tarde ficou melhor após lê-la.

beijos em seu coração.

Sr do Vale disse...

Cris, já é marca registrada sua, os brilhos nos olhares, porém nesse ele se destaca por ser um detalhe que ilustra a história.
Acredito que a frase poderia até ser completada:
Seja um pouco mais sensivel e deixe a natureza tocar-lhe.

abraços.

JADY*ALVES disse...

Olá Cris,
Eu conhecia esse texto, recebi por e-mail com um anexo maravilhoso que muito me emociou... Agora relendo com a imagem desenhada por tuas mãos, novamente me emociono, fiquei a imaginar o que não daria aqueles olhos pelo prazer de presenciar a beleza da primavera frente ao seu olhar.
E como uma simples frase pode tocar o sentimento das pessoas.
Um gesto simples, mas que causou um efeito marcante a sensibilidade dos passantes.
Obrigada pela releitura e mais uma vez "Parabéns" por teu trabalho que admiro sempre cada vez que te visito.
Deixo meu beijo e carinho, fica com Deus!

Bill Stein Husenbar disse...

Que história tão encantadora.

Mais um belo desenho.

Não há coisa mais preciosa que os olhos. Aqueles que podem admirar o belo e o horrível, o bom e o mau... Isto é, a vida.

http://desabafos-solitarios.blogspot.com/

Essência Pura disse...

Parabéns
Pelo desenho...
Pela história...
Pela mensagem que ela transmite...

Obrigada pela visita

Bjuss

Miriam

Quase Trinta disse...

Lindo texto...
E que olhos perfeitos... parecem reais.. parabéns

Cultura Malcriada - disse...

E aí Cris!

Belíssimo desenho... gosto demais de olhos. Gostei muito dos cílios e do reflexo. Ficou show!

Bjão!

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Oi Cris!
O pior somos (alguns de) nós, cegos por opção, que deixamos passar primaveras.... Belíssimo desenho, texto tb!
Fiquei realmente encantada com seu trabalho, é fantástico!
Obrigada pela visita ao blog.
Vou te linkar, posso?

Abraços,
http://degustacaoliteraria.blogspot.com/

Luna disse...

Estou deslumbrada pelos seus desenhos. E fico sem palavras.
Um beijo.

Gerlane disse...

Tudo aqui é poeticamente e artisticamente atraente.

Abraços pra ti!

Sérgio Luyz Rocha disse...

Cris, desenho apuradíssimo e texto muito eloquente...deu no que deu...um post comovente...
Adoraria saber desenhar, embora transforme as imagens que me chegam em palavras, o desenho me parece mais amplo e profundo...
..
..e olha, obrigado pela visita e pelas palavras...fico lisonjeado em saber que, de algum modo, também te emociono...

Bjs..

Anderson Meireles disse...

Volto sempre aqui para descansar meus olhos...
Quero um dia escrever algo inspirado num desenho seu,
abraços!

Selena Sartorelo disse...

Teu olho me fez o sentir da imagem...
Tua palavra me fez ver a primavera.
Certa de ser tão cega quanto este homem, pois não conhecia até agora a primavera em Paris.
Obrigada pelo passeio...

Bela e encantadora parceria.

abraços,
Selena

Noslen ed azuos disse...

oi Cris, depois de tanto tempo estou de volta para apreciar seus desenhos, e deparo com este olho que me olhou a alma. Com poesia é bem melhor !

-te espero no meu blog

bjs
ns

beto melodia disse...

oi, cris...

um maravilhoso fim de semana para você, minha amiga.

beijos em seu coração.

ROSA E OLIVIER disse...

"cada beso bautizado
crea nuevas primaveras
donde nace y donde muere
una rosa verdadera."...!?...para ti...besos!

seria um enorme prazer editsar um desenho teu na NAVE...permites?...

Clecia disse...

Oi, Cris! Lindo desenho e linda história também! :)Obrigada por mais uma visita e desculpe-me a demora em retribuir. Estava doente estes dias e por isso não deu para visitar os amigos. :) Espero que tenha um ótimo fim de semana!Bjos!

Poemar disse...

Lindo! Lindo!

Abraços!

Fernanda disse...

Haveria um grafite para o portal da imagem?
Haveria um traço para mostrar o universo aos olhos da alma?
Parabéns...
Traço mágico... diamante poesia transformada do bruto grafite!
Fernanda

Notas & Notícias disse...

Vim retribuir sua visita, e cada vez que venho aqui encontro coisas maravilhosas, não somente imagens, a mensagem é linda. Parabéns!! bj

Oliver Pickwick disse...

Não sei quem é Roberta Jardim, mas por certo ela soltou fogos pirotécnicos por representá-la em tão lindo desenho. Este olho vale por um corpo inteiro.
Um beijo!

Tomáz disse...

Já conhecia esse texto. Nada como a propaganda realmente.
Seu desenho é belíssimo.
Beijos.